19 setembro 2011

Pequena barragem muda vida de agricultores em Cabaceiras do Paraguaçu


A falta de água sempre foi um grande problema na vida dos pequenos agricultores do município de Cabaceiras do Paraguaçu, localizado no Recôncavo baiano a 160km de Salvador. A seca, além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região. 

Com a falta de água, torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais. Para o senhor Manoel Alves de Oliveira, a chegada de uma pequena barragem construída pela Prefeitura tem mudado a vida de todos os moradores da localidade de Caatinguinha, pois o reservatório mantém a água represada e com boa qualidade para uso diário. “A nossa maior dor é ver que o nosso Rio Paraguaçu passa logo ali do lado, serve água para Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana e Salvador, mas a Embasa não coloca água pra gente aqui tão pertinho”. Desaba Sr. Manoel.


De acordo com informações da prefeita Romildes Oliveira Rios Machado (PMDB) essa é mais uma conquista do povo de Cabaceiras, que neste momento também conta com grandes obras para aliviar os problemas da seca. “Já entregamos 120 cisternas rurais em PVC; adquirimos e reformamos bombas para os poços artesianos; através de parceria com o Exército realizamos a distribuição de água com 04 (quatro) caminhões pipa nas localidades rurais do município; 01 caminhão pipa tipo Ford Cargo C2428 Eletrônico teve um custo total na ordem de R$ 219.320,00 (duzentos e dezenove mil, trezentos e vinte reais); além da Caatinguinha, já construímos uma barragem também na localidade de Cerquinha; logo em breve estaremos fazendo a distribuição de 288 (duzentas e oitenta e oito cisternas rurais em placa de cimento, através de parceria com o Ministério da Integração Nacional”. Destacou Romildes. 

As informações são do Mídia Recôncavo

Nenhum comentário: